HOME           QUEM SOMOS           SERVIÇOS           LOCALIZAÇÃO           ORIENTAÇÕES PARA EXAMES           CONTATO   

 


  Exames e Especialidades
 
EXAMES:
 
 

ECODOPPLERCARDIOGRAFIA

É uma modalidade da ecocardiografia, muito mais completa e moderna, incluindo o Doppler colorido e pulsado que permite avaliar quali e quantitativamente o fluxo sanguíneo no coração e nos grandes vasos. Na maioria das vezes, oferece um diagnóstico definitivo das cardiopatias congênitas e adquiridas, bem como a presença de massas intratorácicas. O equipamento é moderno e munido de transdutores de ampla variação de freqüências, sendo possível  avaliar desde filhotes de felinos à cães de porte  gigante.

ELETROCARDIOGRAMA (ECG)

Avalia o ritmo e o sistema de condução elétrica do coração, sendo importante para a avaliação pré-anestésica e o acompanhamento de animais cardiopatas. O exame é indolor e não exige qualquer tipo de preparo prévio ou tricotomia (tosa).

HOLTER

Trata-se de um eletrocardiograma contínuo que registra a atividade elétrica do coração durante o período de 24 horas, o qual permite observar as alterações espontâneas do ritmo cardíaco e aquelas provocadas por situações diversas da rotina do paciente.

AFERIÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL SISTÊMICA

Em Medicina Veterinária a hipertensão arterial pode estar associada a doenças endócrinas, metabólicas, oftálmicas, insuficiência renal crônica, complicações neurológicas e cardiovasculares (cardiopatias); o diagnóstico é importante para evitar as complicações secundárias e preconizar o tratamento adequado para controle da mesma.

ENDOSCOPIA

A endo/colonoscopia permite o exame de órgãos internos do tubo digestivo a partir da boca ou do ânus, respectivamente, e a rino/traqueo/broncoscopia, do sistema respiratório. É muito útil na clínica de pequenos animais, pois possibilita ao veterinário, através de um método minimamente invasivo, diagnosticar patologias, visibilizar lesões, úlceras, nódulos e massas luminais, coletar amostras para exame histopatológico e até promover a remoção de corpos estranhos, de acordo com sua localização.

ULTRASSONOGRAFIA ABDOMINAL

É uma forma de investigação diagnóstica rotineira, indolor e não invasiva, indicada para a avaliação estrutural dos órgãos parenquimatosos, como o figado, o baço, os rins, a próstata, os testículos, os ovários, as adrenais e os linfonodos. Órgãos cavitários como a bexiga urinária, os ureteres, a vesícula biliar, o útero e o trato gastro-intestinal ambém são avaliados. O diagnóstico de gestação e a avaliação do desenvolvimento fetal é feito a partir do 20º dia na maioria dos cães e gatos.

RADIOGRAFIA

O exame radiográfico assume grande importância na Medicina Veterinária, pois permite o diagnóstico de muitas patologias, avaliando desde o esqueleto axial e apendicular até os órgãos torácicos e abdominais. A radiologia diagnóstica utiliza um aparelho que produz radiação ionizante na forma de energia eletromagnética, sendo extremamente eficiente, rápida, segura e de baixo custo. Inclui técnicas simples e contrastadas.  O clínico, mediante exame físico prévio do paciente, decide quais são as regiões anatômicas a serem radiografadas e a projeção radiográfica muitas vezes fica a critério do radiologista.

LABORATÓRIO CLÍNICO

HEMATOLOGIA

Exames
Hemograma
Contagem de plaquetas
Pesquisa de hemoparasitas
Contagem de reticulócitos
Dosagem de fibrinogênio
Perfis Hematológicos
Hemograma I (Hemograma+ Cont. de plaquetas)
Hemograma II Hemograma+Pesq. de hemoparasitas)
Hemograma III (Hemograma+ Cont. de plaquetas+Pesq. de hemoparasitas)

BÍOQUÍMICA

Dosagem sérica
Ácido úrico
Amilase
Bilirrubinas
Cálcio
Colesterol
Colesterol-frações totais
Creatinina
Creatinofosfoquinase
Fenobarbital
Fosfatase alcalina
Fósforo
Frutosamina(proteína glicosilada)
Gama glutamil transferase (GGT)
Glicose
Hemoglobina glicosilada
Lipase
Potássio
Proteínas totais/Albumina
Sódio
TGO(AST)
TGP(ALT)
Triglicérides
Uréia
Perfis Bioquímicos
Perfil Renal I(Uréia+Creatinina)
Perfil Renal II(Uréia+Creatinina+Urina I)
Perfil Hepático I ((TGP+FA ou TGO+TGP)
Perfil Hepático II (TGO+TGP+FA(GGT em felinos)+Prot.Totais/Alb+Bili.

URINÁLISE

Urina I (análise quimica/sedimentos)
Relação  proteína/creatinina urinária
Qualificação de cálculo urinário 

PARASITOLOGIA

Raspado de pele
Microscopia para Malassezia pachydermatis 

COPROLOGIA

Coproparasitológico
Tripsina fecal  

MICROBIOLOGIA

Cultura bacteriana e antibiograma
Urocultura
Hemocultura
Coprocultura
Cultura fúngica 

ENDOCRINOLOGIA

Cortisol
Insulina
Estradiol
Progesterona
FSH
LH
T3
T4
T4 livre
T4 livre por diálise
TSH
Testosterona
Teste de supressão pela dexametasona
Teste de estimulação por ACTH

IMUNOLOGIA 

Sorologia
Brucelose Canina
Cinomose
Dirofilaria/Ehrlichia/Lyme
FIV/FELV-AIDS e Leucemia Felina
PIF-Peritonite Infecciosa Felina
Leishmaniose Canina
Toxoplasmose
Leptospirose
PCR
Ehrlichia
Babesia
Leptospira interrogans
Brucela sp.
Chlamydia pscittaci

ANATOMIA PATOLÓGICA

Citologia por agulha fina(CAAF)
Citologia vaginal
Citologia de efusões
Citologia de secreções
Histopatológico 

ANÁLISE DE EFUSÕES

PERFIS GERAIS E TRIAGENS

PERFIL SENIL/INVESTIGATIVO
Hemograma+Uréia+Creatinina+Urina I+TGP+FA+Glicose+Coproparasitológico 

PERFIL PRÉ-CIRÚRGICO
Hemograma+Uréia+Creatinina+Urina I+TGP+FA+Glicose 

PERFIL PANCREÁTICO EXÓCRINO
Amilase+Lipase+Tripsina fecal

TRIAGEM HIPERADRENOCORTICISMO
Hemograma+FA+Colesterol+Glicose 

TRIAGEM DERMATOLÓGICA
Raspado de pele+Microscopia para Malassezia Pachydermatis+Cultura bacteriana e antibiograma+Cultura fúngica 

TRIAGEM POLIÚRIA/POLIDIPSIA
Hemograma+FA+Glicose+Urina I 

TRIAGEM DIABÉTICA
Glicose+Urina I


ESPECIALIDADES VETERINÁRIAS:

A Medicina Veterinária evolui a passos largos em direção a um futuro em que as especialidades serão indispensáveis, porém sem nunca substituir o clínico de pequenos animais, que se depara na rotina  com casos singulares  onde sente a necessidade de recorrer à opinião de um especialista, traçar um tratamento específico e direcionado com qualidade visando o bem-estar do paciente e a conseqüente satisfação do seu cliente.
Todos os atendimentos clínicos especializados aos animais somente serão realizados mediante a presença da requisição do médico veterinário clínico que o encaminhou e que  o acompanha.

CARDIOLOGIA

Na consulta cardiológica, todos os exames que se façam necessários serão realizados, com base no exame físico do paciente,  preconizando o seu  tratamento efetivo.

DERMATOLOGIA

Dentre os serviços oferecidos, incluem-se o atendimento dermatológico, a biópsia, o exame dermato-patológico, a citologia, o exame parasitológico, o tricograma, ozonioterapia, terapia de células-tronco, orientações nutricionais e a lavagem ótica indicada para o tratamento de otites crônicas.

ENDOCRINOLOGIA

Especialidade com bastante casuística no movimento da  clinica de pequenos animais. Se o  seu paciente apresenta poliúria, polidipsia, ganho ou perda excessiva de peso, alterações cutâneas não responsivas, entre outros sintomas, ele pode estar sendo acometido de distúrbios endócrinos  e metabólicos como: Hipo/Hipertireoidismo, Hipo/Hiperparatireoidismo, Hipo/Hiperadrenocorticismo, Diabetes Mellitus/Insipidus, Doenças Hipotalâmicas e Hipofisárias.

ODONTOLOGIA

Para que o clínico possa oferecer aos seus clientes um serviço odontológico completo, temos a satisfação de poder contar  com a qualidade do atendimento padrão ODONTOVET©. Os serviços oferecidos englobam desde o diagnóstico das afecções bucais aos mais modernos tratamentos.

OFTALMOLOGIA

Dentre nossos procedimentos diagnósticos, destacam-se o exame neuro-oftálmico,  a biomicroscopia mononuclear com lâmpada em fenda, a avaliação gonoscópica da câmara anterior e a fundoscopia (exame de retina), além dos procedimentos rotineiros de semiotécnica oftálmica.

ONCOLOGIA

O oncologista orientará o cliente sobre as opções terapêuticas para a neoplasia específica do seu animal, qual a melhor forma de tratar e controlar a doença, as possibilidades de tratamentos e seus resultados. É importante associar outros protocolos para manter a qualidade de vida do paciente como: controle da dor, manutenção do apetite, prevenção de infecções secundárias, monitoramento da função renal e hepática, entre outras.

NEFROLOGIA

Sob encaminhamento clínico, o nefrologista esclarecerá o cliente quanto às perspectivas do paciente nefropata, avaliando o caso específico e  formulando um prognóstico, indicando as opções mais modernas de controle da insuficiência renal visando a qualidade de vida e bem estar do paciente e elaborando um relatório clínico ao médico veterinário responsável.

 
 

  

 

   

CRIASOFT SISTEMAS  /  AG. FUTURO