Observações de coleta para as amostras enviadas
 

- Visando uma boa qualidade da amostra e procurando evitar ao máximo a repetição de coletas devido à lipemia, pedimos que, se possível, as coletas sejam feitas com os animais em jejum (apenas alimentar ) de 8 horas (12 horas para a dosagem de glicose, colesterol e triglicérides).

- Para os exames de cultura bacteriana ou fúngica, raspado de pele e pesquisa de Malassezia pachydermatis, pedimos a suspensão de banho e medicamentos por pelo menos uma semana, e as amostras devem ser enviadas o mais rápido possível, sendo o ideal, para os dois últimos exames supra-citados, a coleta do material no próprio laboratório.

- OBS: Nenhuma amostra destinada à cultura bacteriana ou fúngica deve ser refrigerada.

- Amostras de urina devem ser enviadas refrigeradas (não congeladas) em até 4 horas. Se o exame a ser realizado for uma urocultura, o ideal é a coleta por cistocentese e imediata inoculação em meio de cultura.

- Para o exame de fezes as amostras devem ser preferencialmente frescas. Se não for possível, coletar à tarde/ noite e refrigerar(não congelar), encaminhando ao laboratório logo pela manhã.  O exame de tripsina fecal exige fezes frescas, bem como a coprocultura.

- As amostras para hemograma deverão ser coletadas em tubo de tampa roxa (EDTA) e mantidas sob refrigeração (não congelar). Se for demorar mais do que 4 horas para chegar ao laboratório,  é imprescindível o envio de um esfregaço sanguíneo confeccionado logo após a coleta, para uma perfeita conservação da morfologia celular para análise. Quanto à contagem de plaquetas, ainda é necessário que a amostra seja acondicionada em tubo de tampa roxa de plástico.

- Para a dosagem de glicose, além do jejum de 12 horas supra-citado, as amostras deverão ser coletadas em tubo de tampa cinza/preta (fluoreto) e encaminhas o mais rápido possível ao laboratório.

- A determinação de hemoglobina glicosilada deverá ser feita em plasma (coletar em tubo de tampa roxa).

- Para os exames bioquímicos de forma geral, pede-se coletar em tubo seco (tampa vermelha). Há bioquímicos que podem ser dosados em tubo de tampa roxa (consultar o laboratório).